Religião

27/10/2021 | domtotal.com

Dioceses em todo o Brasil celebram do Dia Nacional da Juventude

Em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes

Em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes
Em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes (Reprodução CNBB)

As celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ) voltaram a acontecer presencialmente em todo o Brasil neste ano. Com várias recomendações para a prevenção de contágio e formatos híbridos, presencialmente com limites de vagas e transmissões pelas redes sociais, os jovens voltaram às Igrejas para celebrar a data a eles dedicada. Neste ano, o lema proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi "Que sejam um!" (Jo 17,21).

"O lema é um convite à unidade, para que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida. A vida é um dom precioso, e nesse tempo de pandemia que estamos vivendo os jovens são chamados a serem guardiões da vida", explica a Comissão para a Juventude.

Em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes. Celebrado tradicionalmente no último final de semana de outubro, o DNJ pode ser adaptado à realidade diocesana. Assim, muitas iniciativas devem ser realizadas ainda nos próximos dias, quando há vários eventos programados em todo o Brasil.

Confira alguns exemplos de atividades realizadas em nível diocesano:

Paraná

Na diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), a celebração do DNJ foi no último domingo, 24, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão. O ponto central do encontro foi a celebração da Santa Missa presidida pelo assessor da Juventude na diocese, padre Marcos Tonial, concelebrada pelos padres Deucir Poletti, Vagner Raitz e Judinei Vanzeto.

São Paulo

Na diocese de Bragança Paulista as atividades do DNJ ocorreram no sábado (23), na Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, em Mairiporã (SP). O evento teve início com a missa presidida pelo bispo diocesano, dom Sérgio Aparecido Colombo, que recordou também o Dia Mundial das Missões: "Queremos falar com a nossa vida, com nossa alegria, com nosso entusiasmo e, sobretudo, pelo nosso testemunho daquilo que ouvimos e experimentamos: Jesus Cristo".

Em Itapetininga (SP), o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi realizado na Casa de Retiros Betânia e reuniu cerca de 500 jovens de toda a diocese. Durante todo o encontro os jovens vivenciaram momentos de música, louvor, oração, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento. As palestras foram ministradas pelos irmãos da Comunidade "Fraternidade o Caminho". O bispo diocesano, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, presidiu a missa concelebrada pelo pároco da Paróquia São Roque, padre Marco Antônio Custódio, além de diáconos e seminaristas presentes.

Também a diocese de Bauru celebrou o DNJ com missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Rubens Servilha. As atividades foram realizadas na catedral do Divino Espírito Santo.

Bahia

Na Bahia, a diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas organizou a programação em nível paroquial, no dia 24 de outubro. O bispo diocesano, dom Jailton de Oliveira Lino, motivou a participação da juventude nas atividades. "Que todos os jovens vivam a alegria do Cristo Ressuscitado e possam viver essa unidade na Igreja, na Evangelização, na vivência da Palavra, ajudando nossa Igreja a ter esse rosto jovem, a viver grandes ideais, a buscar esses grandes ideais e a levar com entusiasmo esse Cristo Jovem a todas as pessoas".

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o bispo da diocese de São João del Rei e referencial da Juventude no Regional Leste 2, dom José Eudes Campos do Nascimento, gravou um vídeo para motivar os jovens à participação no DNJ. Ele destacou que o Dia Nacional da Juventude é uma iniciativa da Igreja "não como um mero evento para unir os jovens, mas sim um momento de partilha e aprofundamento da vivência de fé, e de firmarmos o seguimento em Cristo Jesus". A partir do tema "Que sejam um!" (Jo 17,21), dom José Eudes motivou a "unidos buscamos levar a todos os homens e mulheres as mensagens do amor, de fé e de esperança".

Algumas atividades foram registradas nas Igrejas particulares do estado.

A programação do DNJ na Forania Santa Luzia, da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), teve início ainda antes do domingo, 24, e segue até o dia 7 de novembro. Os jovens estiveram reunidos em encontros preparatórios e conectaram-se num encontro online, na tarde de domingo, através do Instagram no Movimento JUDAC (Jovens Unidos Descobrindo o Amor de Cristo). A programação especial se estende até o dia 7 de novembro, quando acontecerá uma celebração no Morro do Cristo com bênção para as juventudes, às 15h.

Na arquidiocese de Belo Horizonte, jovens da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) encerraram as celebrações com a missa presidida pelo bispo auxiliar dom Júlio César e concelebrada pelo padre Fernando Fagundes, assessor eclesiástico da Juventude Rensc e pelo padre Roberto Rubens, vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Paz. Dom Júlio deixou a seguinte mensagem para os 200 jovens presentes: "Coragem! Levanta! Segue-me! Não tenhais medo de atender o convite, de atender o chamado! Coragem! Maravilhas fez o Senhor! Jovens, seja um discípulo de Jesus". Também as outras regiões episcopais celebram o Dia Nacional da Juventude com programações até o dia 14 de novembro.

Na arquidiocese de Pouso Alegre, o arcebispo, dom Luiz Majella Delgado, celebrou a missa com jovens na Igreja Mãe Rainha, paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí (MG). padre Robson, vigário paroquial, assessorou o encontro, atendendo confissões, realizando palestra e concelebrando a missa com o arcebispo.


CNBB/ Dom Total



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!