Meio Ambiente

30/10/2021 | domtotal.com

Mudanças no clima já afetam o comportamento de várias espécies de animais

Transformações no ambiente pela ação humana têm impacto nas atividades animais

O ambiente marinho é um dos mais afetados pela ação humana, alterando as atividades de várias espécies
O ambiente marinho é um dos mais afetados pela ação humana, alterando as atividades de várias espécies (AFP)

Os humanos estão moldando os ambientes em um ritmo acelerado. De fato, um dos tópicos atuais de pesquisa mais importantes é a capacidade dos animais de se adaptarem às mudanças ambientais induzidas pelo homem e como essa mudança afeta a expressão das características dos animais.

Com a ajuda de dados coletados em um pouco mais de cem espécies de animais, pesquisadores da Universidade de Helsinque e da Universidade de Lancaster estudaram quais características comportamentais são mais sensíveis às mudanças ambientais induzidas pelo homem e quais mudanças no ambiente induzidas pelo homem responde com mais sensibilidade. Do maior ao menor, os grupos de organismos incluídos no estudo foram peixes, pássaros, crustáceos e mamíferos. Além disso, estavam representados insetos, anfíbios e lagartos.

Todos os traços comportamentais incluídos no estudo ?" agressão, atividade, ousadia, sociabilidade e exploração de seu ambiente ?" mudaram marcadamente devido à mudança ambiental provocada pelo homem.

"A maior mudança foi observada na atividade dos animais em explorar seu ambiente. Os animais têm uma forte resposta a todas as formas de mudança ambiental, mas as mudanças climáticas geraram a maior mudança no comportamento animal", disse o pesquisador de pós-doutorado Petri Niemelä da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Helsinque.

Além da mudança climática, as outras formas de mudança ambiental induzida pelo homem incluídas na modelagem foram mudanças na concentração de dióxido de carbono e nos níveis de nutrientes, espécies exóticas e outras mudanças bióticas causadas por humanos, bem como impacto humano direto, por exemplo, urbanização ou outros distúrbios humanos.

Mudanças na atividade ou outro comportamento muitas vezes podem ser a mudança inicial em animais instigada pelas mudanças climáticas. "A mudança comportamental pode servir como um amortecedor com o qual os animais evitam os efeitos negativos imediatos das mudanças ambientais. Por exemplo, tal mudança pode compensar o baixo sucesso reprodutivo ou aumento da mortalidade causada por mudanças ambientais. Ao mudar seu comportamento, os animais também podem obter mais informações sobre o ambiente alterado."

Os pesquisadores da Universidade de Helsinque e da Universidade de Lancaster basearam o estudo em uma pesquisa de mais de mil publicações acadêmicas revisadas por pares, das quais os dados necessários para a análise foram coletados em um pouco mais de cem espécies de animais. O estudo foi publicado como uma publicação de acesso aberto na série internacional de periódicos Oikosem setembro de 2021.

Texto originalmente publicado pela University of Helsinki, com tradução e edição de Henrique Cortez, no EcoDebate


EcoDebate



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!