Religião

12/11/2021 | domtotal.com

Redescobrir a Beleza: a resistência contra o horrendo

O belo é a manifestação de que o humano é bem mais

Por meio do Belo adentramos com mais profundidade na descoberta da Verdade e da Bondade, tão importantes para estes nossos tempos
Por meio do Belo adentramos com mais profundidade na descoberta da Verdade e da Bondade, tão importantes para estes nossos tempos (Unsplash/frank mckenna)

Felipe Magalhães Francisco*

Está muito presente nas redes um meme em que se diz que a crise é estética. Há um fundo de verdade no bordão, quando olhamos para a realidade atual do Brasil, e nos damos conta de que o grotesco e o horrendo, tão barulhentos nos últimos anos, têm ganhado cada vez mais força. Quando assumimos como verdadeira a consideração de que, de alguma forma, a crise seja também estética, é dizer que a crise é, em última instância, humana. É preciso considerar a estética muito para além do socialmente padronizado como bonito ou o propagado pela economia de mercado.

O belo é a manifestação de que o humano é bem mais, que não se reduz ao imediato e ao imanente, apesar de nossas fragilidades e limites que nos são inerentes. Fazemos arte porque a vida pede mais; e é na arte, sobretudo, onde a beleza se revela de modo mais radical: por meio dela, fazemos verdadeira experiência religiosa, de encontro com aquilo que nos transcende. Podemos dizer que, sem a beleza, o humano não seria possível. Não é à toa que os que odeiam a vida e tudo o que ela representa, odeiam também a arte e a cultura, produtos do espírito humano que tem sede do infinito.

O Evangelho de João põe na boca de Jesus uma frase bastante significativa e, que, por questões de tradução (o que revela também algum traço de ideologia), muitos acabam por desconhecer: Eu sou o belo pastor (João 10,11). Em geral, traduz-se kalós por bom. Esta é uma tradução possível, mas, certamente, escolhida a partir de uma interpretação marcada por uma visão de mundo. Como adjetivo, kalós significa belo. Jesus é o belo pastor porque, pelo dom de sua vida, manifesta aquilo ao qual o ser humano é chamado a ser: inteiro, partícipe da vida divina, fonte de toda Beleza. É preciso que consideremos, pois, o caminho da beleza como pertinente à missão evangelizadora dos cristãos e cristãs, pois, como nos ensina Dostoiévski, "fora da beleza não há salvação".

Com os gregos aprendemos que há três caminhos pelos quais podemos chegar à realização do humano: o da Verdade, o do Bem e o da Beleza. Assumindo esta compreensão, o cristianismo se pautou na ideia que Deus é a Verdade, o Bem e o Belo e que, pois, percorrendo esses caminhos, os humanos se realizam em sua humanidade porque encontram o verdadeiro Deus. Verdade, Bem e Belo vão estar presentes em toda a concepção cristã do mundo e da vida sendo que, infelizmente, o Belo foi sendo esquecido, ao longo do tempo. O Papa Francisco, em sua Exortação programática, resgata a importância da Beleza para a vivência cristã, bem como para o exercício da missão evangelizadora da Igreja. Por meio do Belo adentramos com mais profundidade na descoberta da Verdade e da Bondade, tão importantes para estes nossos tempos.

No Dom Especial da semana, nós trazemos à conversa a importância da Beleza. Ajudam-nos neste caminho de redescoberta da Beleza, como caminho de resistência ao horrendo que teima em querer nos atropelar, três artigos. No primeiro, Belos encontros, Gustavo Ribeiro questiona se o cristianismo tem sido propiciador de experiências de beleza. No segundo, Beleza, verdade e alguns caminhos indissociáveis, Reuberson Ferreira reflete sobre a necessária relação entre a verdade e a beleza, caminhos sem os quais o ser humanos não descobre o que há de mais íntimo em si. Por fim, no terceiro, O amor espreita as coisas belas e boas, César Thiago Alves aborda o fundamental tema do amor, como manifestação da beleza e da bondade no mundo.

Boa leitura!

*Felipe Magalhães Francisco é teólogo. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015). E-mail: felipe.mfrancisco.teologia@gmail.com



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!