Religião

12/11/2021 | domtotal.com

Escola de Direito Dom Helder e EMGE promovem abaixo-assinado pela beatificação de Dom Helder

O Sínodo é uma excelente ocasião para a beatificação de Dom Helder

Reitores da Dom Helder e da EMGE
Reitores da Dom Helder e da EMGE Foto (Domtotal)

O Reitor da Escola de Direito Dom Helder (o jesuíta Paulo U. Stumpf SJ) e o Reitor da Escola Superior EMGE (o Prof. Franclim J. Sobral de Brito) anunciaram nesta quinta-feira, 12, que estas Instituições de Ensino, com a participação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de Olinda e Recife e apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), irão promover um abaixo-assinado eletrônico pela beatificação de Dom Helder Câmara.

O abaixo-assinado será encaminhado ao Papa Francisco pedindo pela beatificação de Dom Helder durante o Sínodo a se realizar em 2023 sob o tema "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão».

Com a convocação desse sínodo, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a  interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O  caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da  Igreja do terceiro milênio». Este itinerário, que se insere no contexto  da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II,  constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em  conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a  Igreja poderá aprender quais são os procesos que a podem ajudar a viver a  comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o  nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza  da Igreja - comunidade peregrina e missionária.

Para o jesuíta reitor da Dom Helder, seria muito simbólico que, durante um sínodo com esta finalidade seja também a ocasião para celebrar a vida e a missão de Dom Helder que tanto promoveu a participação e valorização dos(as) leigos(as) na vida da Igreja - Povo de Deus.

O abaixo-assinado está sendo preparado, com a parceria de várias instituições religiosas, sociais e políticas e deverá ser lançado em fevereiro do próximo ano.

Domtotal



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.