O Sínodo é uma excelente ocasião para a beatificação de Dom Helder
O Reitor da Escola de Direito Dom Helder (o jesuíta Paulo U. Stumpf SJ) e o Reitor da Escola Superior EMGE (o Prof. Franclim J. Sobral de Brito) anunciaram nesta quinta-feira, 12, que estas Instituições de Ensino, com a participação da Arquidiocese de Belo Horizonte, de Olinda e Recife e apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), irão promover um abaixo-assinado eletrônico pela beatificação de Dom Helder Câmara.
O abaixo-assinado será encaminhado ao Papa Francisco pedindo pela beatificação de Dom Helder durante o Sínodo a se realizar em 2023 sob o tema "Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão».
Com a convocação desse sínodo, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio». Este itinerário, que se insere no contexto da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os procesos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja - comunidade peregrina e missionária.
Para o jesuíta reitor da Dom Helder, seria muito simbólico que, durante um sínodo com esta finalidade seja também a ocasião para celebrar a vida e a missão de Dom Helder que tanto promoveu a participação e valorização dos(as) leigos(as) na vida da Igreja - Povo de Deus.
O abaixo-assinado está sendo preparado, com a parceria de várias instituições religiosas, sociais e políticas e deverá ser lançado em fevereiro do próximo ano.
Domtotal
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).