Brasil Cidades

18/11/2021 | domtotal.com

Belo Horizonte está entre as seis cidades finalistas do World Smart City Awards 2021

A capital mineira concorreu com outras cinco cidades: Buenos Aires, que venceu o prêmio, São Petersburgo, Sidney, Nova Iorque e Sunderland

BH concorreu ao prêmio na categoria 'City Award', o mais importante do evento
BH concorreu ao prêmio na categoria 'City Award', o mais importante do evento (Divulgação)

Pelo terceiro ano consecutivo, Belo Horizonte foi uma das finalistas no maior prêmio internacional para Cidades Inteligentes. Realizado nesta quarta-feira, dia 17, a premiação World Smart City Awards 2021 aconteceu dentro do principal evento mundial sobre Cidades Inteligentes, o Smart City World Expo. No encontro on-line sediado em Barcelona, Espanha, o município concorreu ao prêmio na categoria “City Award” (Prêmio Cidade), que é concedido às cidades por estratégias globais que combinam projetos, iniciativas e políticas para os cidadãos, sendo a premiação a mais importante do evento.

A Prefeitura de Belo Horizonte foi uma das finalistas com o programa Belo Horizonte SMART. “Trata-se de  um conjunto interdependente de ações engajadas em abordagens de cidade inteligente, aperfeiçoando a eficiência operacional e desenvolvimento sustentável, além de também fortalecer as capacidades de resposta de administração municipal com tecnologias para melhorar a qualidade de vida da população, serviços públicos eficientes e ação transversal dos seus órgãos”, explicou o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, que representou a Prefeitura na cerimônia on-line.

Fazem parte deste programa ações como o PBH App, o Centro de Operações da PBH, o Programa de Inclusão Digital da Prodabel, SIU Mobile, a Biofábrica de Joaninhas, os programas de Agroecologia, o Horizonte Criativo e Horizonte 2030, entre outros.

Belo Horizonte concorreu com outras cinco cidades: Buenos Aires (Argentina), que venceu o prêmio, São Petersburgo (Rússia), Sidney (Austrália), Nova Iorque (Estados Unidos), Sunderland (Reino Unido).

World Smart City Awards

O World Smart City Awards (WSCA) é um evento anual com o propósito de identificar, reconhecer e apoiar estratégias urbanas inovadoras, projetos e ideias que podem potencialmente ter um impacto na vida dos cidadãos, tornando as áreas urbanas em todo o mundo mais habitáveis, ambientalmente sustentáveis e economicamente prósperas, além de estimular a diversidade, a inclusão social, a equidade, a segurança e colaboração, melhorando assim a qualidade de vida de todos os habitantes.

Reconhecimentos anteriores

Em 2020, Belo Horizonte também foi uma das cidades finalistas do World Smart City Awards com o programa Belo Horizonte SMART. A capital foi única finalista das Américas e concorreu pela principal categoria "City Award" (Prêmio Cidade), ao lado de Yokohama (Japão), São Petersburgo (Rússia), Lisboa (Portugal), Tampere (Finlândia) e Shanghai (China).

Já em 2019, o projeto Programando Sonho Delas foi o destaque na categoria Cidades Inclusivas e Compartilhadoras neste mesmo evento. Desenvolvido pela Prodabel, o programa tem o objetivo de ensinar linguagens de programação a mulheres em situação de vulnerabilidade social e contribuir para a inserção das participantes no mercado de trabalho. Mais de 450 projetos de 54 países foram inscritos no concurso. 


Prefeitura de Belo Horizonte



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!