Religião

30/11/2021 | domtotal.com

Último 'Vídeo do Papa' do ano trata da vocação do catequista

Para Francisco, a pessoa 'é catequista', não 'trabalha' apenas como tal, sendo um misto de companheiro e pedagogo

Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé
Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé (Vatican Media)

No último vídeo 2021 com a intenção de oração para o mês de dezembro, o Papa Francisco dedica sua mensagem "aos catequistas e às catequistas", agradecendo-lhes "pelo entusiasmo interior com que vivem esta missão a serviço da Igreja".

Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé. O ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão. Ser catequista significa que a pessoa "é catequista", não que "trabalha como catequista". É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos.

Nestes tempos em que o mundo passa por tantas mudanças, Francisco agradece pelo entusiasmo dos batizados que, com esforço e alegria constantes, transmitem a fé, encorajando-os a continuar anunciando o Evangelho "com sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos". "Em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista", diz ainda o Papa no vídeo.

Rezemos juntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz.

Em maio deste ano, Francisco deu grande importância aos catequistas, ao instituir seu ministério laical por meio do Motu Proprio Antiquum ministerium. Agora, no final de 2021, o Santo Padre ratifica esta forma de serviço que se manteve ao longo da história da Igreja.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!