Cultura

02/12/2021 | domtotal.com

Viva a praia em dias úteis!

Aqueles que se bronzeiam em dias uteis são melhor bronzeados

Sempre achei que os mais abençoados são aqueles que estão na praia nos dias úteis
Sempre achei que os mais abençoados são aqueles que estão na praia nos dias úteis (André Noboa/Unsplash)

Ricardo Soares*

Disse, um dia, o finado cronista Carlinhos Oliveira "que felizes são aqueles que vão à praia nos dias úteis". Não há dúvida disso desde muito antes do verão de 1963, quando a crônica foi escrita.

Sempre achei que os mais abençoados são aqueles que estão na praia nos dias úteis enquanto todos os demais, nós, infelizes, estamos derretendo na faina, sem sombras e nem avencas. Não é só o suor do trabalho ou da indignação que nos aflige diante dos praieiros dos dias úteis. É justamente essa situação invejável que eles passam e que os transforma em desfrutáveis e desfrutados.

Talvez você que é de São Paulo ou Belo Horizonte, megacidades sem praia, não entendam o que lhes digo. Mas, no fundo, acho que entendem sim, pois para paulistanos e belorizontinos existem as hediondas Guarujá e Guarapari, porque ninguém é tão doido nessas plagas para ir passar calor em Camboriú, a praia mais feia do Brasil, com aquele monte de "mexilhões" de edifícios de vidro.

Mas, mesmo os que se banham de sol e água salgada nos dias de semana, em Guarapari, Guarujá ou Camboriú, são abençoados e predestinados. É cientificamente provado que aqueles que se bronzeiam em dias uteis são melhor bronzeados, pois o sol não tem como se ocupar de tantos corpos nos fins de semana.

Mas eu escrevo tudo isso, admito, é por pura inveja. Aqui do meu lado não há praia e nem areia e nem se ouve o barulhinho do mar. Mas posso escutar perfeitamente as ondas que pulava em minha infância, bem longe do pedacinho de mata atlântica que me rodeia com o sujinho rio Cotia passando ao fundo.

*Ricardo Soares é escritor, documentarista e jornalista. Publicou 9 livros, dirigiu 12 documentários. Seu blog está no endereço www.todoprosa.blogspot.com

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos