Religião

06/12/2021 | domtotal.com

Vaticano promove exposição internacional com mais de 100 presépios do mundo

Presépios são feitos de materiais variados e vão de de crochê à coral

Presépio no Vaticano
Presépio no Vaticano (Vatican News)

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização divulgou uma nota, nesta sexta-feira (03), sobre a quarta edição, este ano, da Exposição Internacional 100 Presépios no Vaticano, uma mostra que reúne as obras de vários artesãos, retratando a natividade, nas diversas representações que a imaginação dos artistas de presépio expressa e concretiza em cada artefato.

A mostra foi inaugurada no domingo (5), às 16h, debaixo da Colunata de Bernini na Praça São Pedro, e ficará aberta até 9 de janeiro de 2022, das 10h às 20h locais, todos os dias. A entrada é gratuita e não são necessários ingressos. Nos dias 24 e 31 de dezembro, a mostra se encerra às 17h. A última entrada está prevista o mais tardar 15 minutos antes do horário de fechamento. A entrada na exposição estará sujeita às regras de prevenção e contenção do contágio da Covid-19. Os voluntários do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização estarão presentes durante todo o evento para oferecer um serviço de acolhimento.

Participaram da inauguração o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, junto com alguns membros do dicastério, o embaixador de Taiwan junto à Santa Sé, Matthew Shieh-Ming Lee, com alguns funcionários da embaixada. A animação foi feita por artistas da Academia de dança Yang Yu Lin Dance Group que realizaram coreografias originais de danças tradicionais de Taiwan combinadas com técnicas de dança moderna contemporânea. A companhia é dirigida pela professora Yang Yu Lin, uma das principais bailarinas do lendário Grupo Lang Yan, fundado pelo sacerdote camiliano pe. Giancarlo Michelini, em Taiwan. A dança foi acompanhada pela atuação da soprano Liu Mon Chieh.

Desde que a pandemia da Covid-19 dificultou a realização de eventos internos, a exposição é realizada debaixo da Colunata de Bernini na Praça São Pedro. Este cenário único também insere os vários presépios, verdadeiras obras de arte, numa moldura que convida ainda mais o visitante a se maravilhar diante da cena tradicional da natividade de Jesus.

Este ano, estão expostos 126 presépios, provenientes de várias nações europeias, como Alemanha, Hungria, Eslovênia, Eslováquia e Croácia, e demais partes do mundo como Cazaquistão, Peru, Indonésia, Uruguai, Colômbia e Estados Unidos.

Muitos desses países são representados por suas respectivas embaixadas junto à Santa Sé, que se encarregaram de promover o evento nos diversos países.

Várias organizações estão participando com presépios originais. Um presépio foi montado na parte da frente de um ônibus da Atac S.p.A. A empresa "Il Cioccolato dei Trappisti" montou um presépio de 100 kg feito inteiramente de chocolate. Como todos os anos, 30 escolas da Região do Lazio também aderiram voluntariamente à iniciativa, criando presépios feitos pelas crianças. Há também presépios das paróquias de Roma.

Os mais de 100 presépios resumem a inspiração e a imaginação dos artesãos que os realizam. Os materiais utilizados para os artefatos são variados: papel, tecido, cortiça, madeira; há dioramas evocativos, a natividade representada no cenário dos bairros de Roma, presépios de crochê ou coral.

Mais uma vez este ano, a Exposição Internacional 100 Presépios no Vaticano foi possível graças à generosidade da UnipolSai que apoiou concretamente o evento. O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização agradece à Regia Congressi por sua contribuição ativa no desenvolvimento do projeto da mostra. O organismo vaticano também agradece à The Media Company e "Il Cioccolato dei Trappisti" por sua disponibilidade em promover o evento.


Vatican News



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!