Religião

22/12/2021 | domtotal.com

Papa e patriarca ortodoxo russo planejam encontro para 2022

Os líderes irão dialogar, principalmente, sobre a forma como os cristãos podem sobreviver no mundo moderno

Papa Francisco recebe o bispo Hilarion Alfeyev, da Igreja Ortodoxo Russa, em 22 de dezembro de 2021, no Vaticano
Papa Francisco recebe o bispo Hilarion Alfeyev, da Igreja Ortodoxo Russa, em 22 de dezembro de 2021, no Vaticano Foto (Handout/AFP)

O papa Francisco recebeu o responsável pelas relações exteriores da Igreja Ortodoxa Russa, Hilarion Alfeyvev, nesta quarta-feira (22), no Vaticano, e se mencionou a possibilidade de um novo encontro com o patriarca Cirilo em 2022.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou que o sumo pontífice recebeu Hilarion por uma hora, "em um ambiente de fraternidade". Na reunião, foram abordados "temas de preocupação comum".

O metropolita Hilarion disse que um encontro está sendo preparado para acontecer em 2022 entre o Francisco e Cirilo I, de acordo com a agência de notícias russa Tass.

"Evocamos datas e lugares concretos, mas não podemos anunciá-los neste momento porque ainda temos que trabalhar este tema", afirmou.

O comunicado do Vaticano não se refere a uma reunião entre ambos, mas, no início de dezembro, o papa já havia falado da possibilidade de um encontro de curto prazo com o patriarca Cirilo. Disse ainda que estava disposto a viajar para Moscou.

Segundo a Tass, o patriarca russo também quer se encontrar com o pontífice.

"Desde seu último encontro, há cinco anos, muita coisa aconteceu", comentou Hilarion, em declaração à agência de notícias russa.

Segundo o chefe da diplomacia do Patriarcado de Moscou, os dois líderes "não vão falar apenas sobre temas teológicos que separam os ortodoxos dos católicos, mas sobre a forma como os cristãos podem sobreviver no mundo moderno".

Em fevereiro de 2016, o papa Francisco e o patriarca Cirilo tiveram um encontro histórico em Cuba, o qual marcou a reaproximação entre o Vaticano e os ortodoxos russos.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.