Brasil

30/12/2021 | domtotal.com

Governo federal nega pedido de ajuda humanitária da Argentina à Bahia

Pedido de ajuda estrangeira foi feito pelo governador do estado, Rui Costa, e negada pelo Ministério das Relações Exteriores

Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas
Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas Foto (AFP)

O governo federal negou ajuda humanitária da Argentina para as cidades afetadas pelas chuvas na Bahia. O pedido de ajuda estrangeira foi feito pelo governador do estado, Rui Costa, e negada pelo Ministério das Relações Exteriores.

Em suas redes sociais, o governador do estado anunciou a ajuda e pediu a autorização para o governo brasileiro. "Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira", escreveu.

O Ministério das Relações Exteriores informou que “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

Sobe o número de mortes

A Defesa Civil da Bahia atualizou nessa quarta (29) os números sobre o impacto das fortes chuvas nos municípios do estado. Até o momento, 37,3 mil pessoas estão desabrigadas (não possuem moradia) e 53,9 mil estão desalojadas (não conseguem acessar suas casas). Foram registradas 24 mortes e 434 feridos.

Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas. Do total, 132 estão em situação de emergência. 629 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos. Na Bahia, as fortes chuvas foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca a permanência de nuvens sobre uma determinada área por até quatro dias consecutivos.


Agência Brasil/ Agência Estado/Dom Total



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.