Cultura Literatura

05/01/2022 | domtotal.com

Escola britânica retira nome de J.K. Rowling

A escritora escocesa está envolvida em polêmica com a comunidade transgênero por sua crença de que os direitos das mulheres baseados no sexo devem ser protegidos

J.K. Rowling enfrentou várias críticas por suas visões sobre questões trans
J.K. Rowling enfrentou várias críticas por suas visões sobre questões trans (Angela Weiss/AFP)

Uma escola britânica decidiu retirar o nome J.K. Rowling de um de seus prédios e rebatizá-lo, devido às polêmicas opiniões da autora da famosa saga de Harry Potter sobre questões de transexualidade, que lhe valeram acusações de transfobia.

A Boswells School, em Chelmsford, no leste da Inglaterra, que atende alunos de 11 a 18 anos, explicou que mudou o nome do prédio para Holmes, em homenagem ao medalhista de ouro olímpico Kelly Holmes.

"Na Boswells School, promovemos uma comunidade escolar inclusiva e democrática, onde estimulamos os alunos a se desenvolverem como cidadãos autoconfiantes e independentes", disse o diretor da instituição, Stephen Mansell.

No final de 2021, "revisamos e mudamos o nome de uma das nossas casas, após inúmeros pedidos de alunos e funcionários, assim como de uma votação de toda escola", acrescentou.

Em um boletim informativo de julho, o centro afirmou que seus seis edifícios foram nomeados em homenagem a "destacados cidadãos britânicos".

"No entanto, após os vários pedidos de alunos e funcionários, estamos revisando o nome da nossa casa vermelha 'Rowling', à luz dos comentários e opiniões de J.K. Rowling sobre pessoas trans", explicou.

A escritora escocesa está envolvida em polêmica com a comunidade transgênero por sua crença de que os direitos das mulheres baseados no sexo devem ser protegidos.

A disputa começou em 2020, quando a autora tuitou contra o uso da frase "pessoas que menstruam", em vez de apenas mulheres.

A mensagem gerou um distanciamento por parte de algumas das estrelas dos filmes de Harry Potter, incluindo seu protagonista, Daniel Radcliffe, que tuitou um pedido de desculpas em seu nome.

Rowling nega ser transfóbica e revelou, em novembro, que recebeu ameaças de morte por suas declarações.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.