Cultura

10/01/2022 | domtotal.com

'Ataque dos Cães' e 'Amor, Sublime Amor' foram os vencedores do Globo de Ouro

Nova versão de "Amor, Sublime Amor", de Steven Spielberg, levou para casa a estatueta de Melhor Filme Musical ou Comédia

Este ano o Globo de Ouro não terá sua lista habitual de estrelas, nem uma cerimônia transmitida pela TV
Este ano o Globo de Ouro não terá sua lista habitual de estrelas, nem uma cerimônia transmitida pela TV (Robyn Beck/AFP)

"Ataque dos Cães" e "Amor, Sublime Amor" conquistaram, no domingo (9), as estatuetas nas principais categorias do Globo de Ouro, em uma cerimônia que, sem estrelas ou transmissão, limitou-se a anunciar seus vencedores nas redes sociais.

O faroeste de Jane Campion ganhou o prêmio de Melhor Filme de drama, a segunda produção dirigida por uma mulher a ganhar esse prêmio. Também ganhou nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante (Kodi Smit-McPhee).

A nova versão de "Amor, Sublime Amor", de Steven Spielberg, levou para casa a estatueta de Melhor Filme Musical ou Comédia, enquanto suas atrizes Rachel Zegler e Ariana DeBose ganharam como Melhor Atriz em Musical ou Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

"Encanto", a produção da Disney que acompanha uma família que vive em um lugar encantado nas montanhas da Colômbia, levou o prêmio de Melhor Filme de Animação.

Nicole Kidman e Will Smith ganharam os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator em produções dramáticas por suas atuações em "Being the Ricardos" e "King Richard: Criando Campeãs".

Mas nenhuma estrela esteve presente no evento.

Tradicionalmente uma das maiores festas de Hollywood e a primeira da temporada de premiações da indústria cinematográfica, o Globo de Ouro deste ano foi ofuscado por um boicote por aqueles que acusam os organizadores de práticas antiéticas.

Formada por cerca de 100 escritores vinculados a publicações estrangeiras, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) é quem decide os prêmios e está no olho do furacão por acusações de corrupção e racismo, entre outras.

A premiação, que costumava movimentar as bilheterias e direcionar as expectativas para o Oscar, costuma atrair um público de milhões de pessoas na televisão e nas redes sociais.

Este ano, porém, a emissora NBC, responsável pela transmissão, retirou o programa de sua grade.

O impacto no Twitter também foi afetado pela consternação nos Estados Unidos com a morte do comediante Bob Saget, estrela da série de televisão "Três é demais" ("Full House", no original). De oito temporadas, a série ficou no ar de 1987 a 1995. Bob foi encontrado morto ontem, em um quarto de hotel no estado da Flórida.

Uma reportagem do Los Angeles Times revelou que a HFPA não tinha membros negros, o que abriu as portas para mais críticas de Hollywood e de suas maiores estrelas.

Desde que o escândalo explodiu, a associação foi rápida em implementar algumas reformas.

No domingo, a associação lançou vídeos pré-gravados dos atores Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis, elogiando o trabalho do grupo.

Nenhum dos atores principais comemorou seus prêmios imediatamente nas redes sociais, embora DeBose e Zegler de "Amor, Sublime Amor" tenham comemorado os seus.

Zegler disse que foi premiada exatamente três anos depois de ser escalada para o papel entre 30.000 candidatos. "A vida é muito estranha", escreveu.

"Ainda há trabalho a ser feito, mas quando você trabalha tanto em um projeto (...) ter o reconhecimento sempre será especial. Obrigada", tuitou DeBose.

A conta do filme no Twitter parabenizou o elenco e a equipe por seus três Globos.

O Twitter do "Encanto" também comemorou a vitória.

"Vamos comemorar! Parabéns ao elenco e à equipe de 'Encanto' da Disney pela conquista do Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação!", tuitou a produção.

"O que o Globo de Ouro se tornou? Deixou de ser um evento do horário nobre de Hollywood para se tornar um tópico do Twitter", ironizou o escritor Raymond Arroyo, em publicação nesta rede social.

- Oscar -

Apesar do clima que marcou o Globo de Ouro, as vitórias de "Ataque dos Cães" e "Amor, Sublime Amor" confirmam suas credenciais como concorrentes para esta temporada de premiações que se encerra em março com o Oscar.

O faroeste dirigido por Campion e estrelado por Benedict Cumberbatch recebeu boas críticas, assim como a versão de Spielberg que, no entanto, não triunfou nas bilheterias.

"Belfast", a incisiva produção em preto e branco de Kenneth Branagh que narra a explosão de violência em sua cidade natal no final dos anos 1960, é considerado um grande candidato nesta temporada e, embora liderasse a noite com sete indicações, conquistou apenas a de Melhor Roteiro.

O ator Andrew Garfield ganhou como Melhor Ator em Comédia ou Musical por seu papel em "Tick, tick... BOOM!", de Lin-Manuel Miranda.

Na televisão, o drama da HBO "Succession", que fala da rivalidade familiar de um homem poderoso na mídia, foi premiado como Melhor Série Dramática.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias