Religião

11/01/2022 | domtotal.com

O Papa: a universidade católica deve ajudar os jovens a realizar seus sonhos e objetivos

'Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano', disse o Papa

Jornada Mundial da Juventude
Jornada Mundial da Juventude (Vatican News)

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta terça-feira (11/01), ao arcebispo de Cracóvia, dom Marek Jędraszewski, pelo aniversário de 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Em 11 de janeiro de 1397, a pedido da Rainha Santa Edwiges e de seu marido Ladislau, o Papa Bonifácio IX criou, com a Bula "Eximiae devotionis affectus", a Faculdade de Teologia até então Academia de Cracóvia, e mais tarde Universidade Jaguelônica. A sua continuação é a atual Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Não esquecer a tradição e criar o futuro

"Passaram 625 anos deste importante acontecimento, que marca o início da história relativamente jovem desse ateneu. Junto com vocês, agradeço a Deus por esta tradição de mais de seis séculos, com todas as suas conquistas científicas e didáticas, bem como sua espiritualidade criada por seus santos fundadores, professores e estudantes", frisa o Papa na mensagem.

Segundo Francisco, "os tempos de hoje exigem de todos nós não esquecer a tradição, mas ao mesmo tempo olhar com esperança para o futuro e criar o futuro". O lema da universidade é o mandato de Jesus "Ide e fazei discípulos" e sua missão "consiste na reflexão científica sobre o conteúdo da Revelação, utilizando métodos de pesquisa clássicos e contemporâneos".

O Papa ressalta que "São João Paulo II salientou a necessidade de tal "ministério do pensamento", através do qual os círculos universitários se unam à missão da Igreja de difundir a mensagem de Cristo ao mundo. Portanto, fiéis a séculos de tradição, leiam os sinais dos tempos, aceitem com coragem os novos desafios para levar a verdade do Evangelho ao homem contemporâneo e ao mundo".

Lugar de formação das novas gerações de cristãos

Francisco deseja que esta Universidade "seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, não somente através do estudo científico e da busca da verdade, mas também através do testemunho social de viver a fé. Que seja uma comunidade na qual a aquisição do conhecimento se conjuga com a promoção do respeito pelo ser humano".

"Os jovens têm seus próprios sonhos e objetivos, e uma universidade católica deve ajudá-los a realizá-los com base na verdade, no bem e na beleza que têm sua fonte em Deus. O seu ministério de pensamento e busca da verdade é necessário para a Igreja na Polônia e no mundo de hoje. Realize-o com responsabilidade para ser fiel à sua missão: Ide e fazei discípulos", conclui o Papa.


Vatican News



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias