Religião

12/01/2022 | domtotal.com

O bom caminho da vida

Viver a vida é algo maravilhoso! É ficar diante do batismo como dom e graça, mas sem se perder pelas ruas, avenidas e estradas, mesmo que você esteja sozinho

Os três magos indicam, pedagogicamente, o caminho da fé
Os três magos indicam, pedagogicamente, o caminho da fé (Pixabay)

Padre Geovane Saraiva*

Em Deus, vemos a História da humanidade toda permeada e marcada por seus desígnios e mistérios, no impossível, que se tornou possível, longe de toda e qualquer distinção de raça, cor, cultura, pobre ou rico. É o projeto do amor de Deus consumado numa única família, a família dos filhos de Deus, iluminada pelo clarão da verdadeira estrela, Nosso Senhor Jesus Cristo, manifestado no paradoxo do seu glorioso nascimento, igualmente nos magos, ao chegarem ao Menino Jesus guiados pela estrela.

Depois que os anjos anunciam aos pastores a melhor notícia, a do nascimento do Salvador da humanidade, ao mesmo tempo em que no Oriente, lugar bem distante e longínquo, surge uma estrela com a missão de comunicar aos magos o nascimento da verdadeira Estrela da humanidade. Somos convidados a perceber os sinais insondáveis de Deus no surgimento dessa estrela, revelação do projeto redentor do nosso bom Deus.

Os três magos indicam, pedagogicamente, o caminho da fé, ao cumpriram  muito bem a missão recebida de Deus, desaparecendo depois do inaudito encontro com o menino Jesus, causando-lhes alívio e despreocupação. Quão profundo e misterioso é o encontro supramencionado, convencendo-nos da verdadeira estrela da humanidade naquela criança, perante a qual os magos se ajoelharam e a adoraram (cf. Lc 2, 9-11)! Desse mistério indescritível Dom Helder asseverou: "Obrigado, ó Pai! Vimos o vosso Filho, que se fez para sempre Homem-Deus. E a felicidade de ver que vosso Filho Divino nos ensina a amar o que não vemos. Obrigado, pela alegria de viver mergulhados em vós!".

Viver a vida é algo maravilhoso! É ficar diante do batismo como dom e graça, mas sem se perder pelas ruas, avenidas e estradas, mesmo que você esteja sozinho. Ela fica mais bonita, e se torna bela e esplendorosa quando a caminhada acontece em meio aos gestos de generosa solidariedade, como filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Caminhemos, pois, contemplando o mistério da vida, dia após dia, neste ano de 2022, procurando entender e acolher, no compromisso do diálogo, os desígnios traçados pelo nosso bom Deus, luz verdadeira a iluminar e aquecer os que andam na escuridão tenebrosa da morte.


Dom Total

*Geovane Saraiva é pároco de Santo Afonso, blogueiro, escritor e integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF)

O texto reflete a opinião pessoal do autor, não necessariamente do Dom Total. O autor assume integral e exclusivamente responsabilidade pela sua opinião.



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outros Artigos