Meio Ambiente

23/01/2022 | domtotal.com

ExxonMobil se compromete com a neutralidade de carbono de suas operações até 2050

Grupo inicialmente planeja priorizar medidas de eficiência energética, mitigação de emissões de metano

(Arquivo) Refinaria da ExxonMobil na Inglaterra
(Arquivo) Refinaria da ExxonMobil na Inglaterra Foto (Adrian DENNIS/AFP)

A gigante de petróleo e gás americana ExxonMobil prometeu nesta terça-feira (18) tornar suas operações neutras em carbono até 2050, buscando reduzir seu impacto ambiental sem fazer promessas sobre os produtos energéticos usados por seus clientes.

A ExxonMobil disse em comunicado que tem a ambição de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa nível 1 e 2, comprometendo-se que suas operações e as de seus parceiros absorvam tanto carbono quanto emitem.

No entanto, a empresa não se referiu às emissões geradas pelo uso dos hidrocarbonetos que produz, como a gasolina queimada pelos carros.

O grupo já tem uma estratégia em andamento para reduzir suas emissões até 2030. Além disso, investe em soluções de menor emissão, como projetos de captura e armazenamento de carbono.

A ExxonMobil também alertou para a necessidade de implementar políticas ambientais que permitam "acelerar a implantação de tecnologias-chave no ritmo e escala necessários para sustentar um futuro de zero emissões líquidas".

O grupo inicialmente planeja priorizar medidas de eficiência energética, mitigação de emissões de metano, atualizações de equipamentos e eliminação de operações regulares de queima de gás.

Em seguida, olha para projetos de cogeração de eletricidade e vapor e para alimentar suas operações por meio de métodos renováveis ou com baixa emissão de carbono.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.