Grupo inicialmente planeja priorizar medidas de eficiência energética, mitigação de emissões de metano
A gigante de petróleo e gás americana ExxonMobil prometeu nesta terça-feira (18) tornar suas operações neutras em carbono até 2050, buscando reduzir seu impacto ambiental sem fazer promessas sobre os produtos energéticos usados por seus clientes.
A ExxonMobil disse em comunicado que tem a ambição de zerar suas emissões líquidas de gases de efeito estufa nível 1 e 2, comprometendo-se que suas operações e as de seus parceiros absorvam tanto carbono quanto emitem.
No entanto, a empresa não se referiu às emissões geradas pelo uso dos hidrocarbonetos que produz, como a gasolina queimada pelos carros.
O grupo já tem uma estratégia em andamento para reduzir suas emissões até 2030. Além disso, investe em soluções de menor emissão, como projetos de captura e armazenamento de carbono.
A ExxonMobil também alertou para a necessidade de implementar políticas ambientais que permitam "acelerar a implantação de tecnologias-chave no ritmo e escala necessários para sustentar um futuro de zero emissões líquidas".
O grupo inicialmente planeja priorizar medidas de eficiência energética, mitigação de emissões de metano, atualizações de equipamentos e eliminação de operações regulares de queima de gás.
Em seguida, olha para projetos de cogeração de eletricidade e vapor e para alimentar suas operações por meio de métodos renováveis ou com baixa emissão de carbono.
AFP
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).