Cultura

22/01/2022 | domtotal.com

Obra de Pissarro roubada pelos nazistas está em disputa na Suprema Corte dos EUA

Pintura, que mostra carruagens puxadas por cavalos e pedestres em uma encruzilhada parisiense, pertenceu em 1937 a uma judia alemã

Imagem da Suprema Corte dos EUA, em Washington em 18 de janeiro de 2022
Imagem da Suprema Corte dos EUA, em Washington em 18 de janeiro de 2022 Foto (Drew Angerer/AFP)

A Suprema Corte dos Estados Unidos analisou nesta terça-feira (18) o pedido de restituição de uma pintura do pintor impressionista franco-dinamarquês Camille Pissarro roubada pelos nazistas em 1939 e atualmente exposta na Espanha.

A tela de Pissarro, batizada de "Rue Saint-Honoré, à tarde. Efeito chuva", pintada em 1897, está, como outras obras do impressionista, no centro de uma longa batalha jurídica com ramificações internacionais.

A pintura, que mostra carruagens puxadas por cavalos e pedestres em uma encruzilhada parisiense, pertenceu em 1937 a uma judia alemã, Lilly Cassirer Neubauer, que foi forçada a entregá-la a um oficial nazista em troca de documentos que a autorizavam a sair da Alemanha.

Somente no ano 2000 um de seus descendentes localizou a obra: Claude Cassirer soube que a pintura, que havia visto quando criança na sala de sua avó, estava exposta em Madri, no museu Thyssen-Bornemisza.

O governo espanhol a comprou sete anos antes do barão Hans-Heinrich Thyssen Bornemisza, herdeiro do império industrial da família Thyssen e grande colecionador de arte.

Baseado na Califórnia, Cassirer apresentou uma queixa em 2005 em um tribunal federal americano. Após sua morte, seus filhos assumiram o processo.

O processo se estende pelos dois continentes, com decisões da justiça espanhola e da justiça americana desfavoráveis aos herdeiros.

A audiência de terça-feira na Suprema Corte representa sua última esperança.

Os debates centraram-se numa questão jurídica: é a lei espanhola - segundo a qual um proprietário não é obrigado a devolver um bem saqueado se não souber a sua origem no momento da compra - ou a lei californiana - que não leva em consideração a boa-fé do titular - a que deve prevalecer neste caso?


AFP

TAGS




Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.