Meio Ambiente

20/01/2022 | domtotal.com

EUA anuncia investimento histórico para restaurar os Everglades

Investimento federal de 1,1 bilhão de dólares é para proteger a área da mudança climática

Hidroavião navega no Parque Nacional dos Everglades na Flórida, em 30 de setembro de 2021
Hidroavião navega no Parque Nacional dos Everglades na Flórida, em 30 de setembro de 2021 Foto (CHANDAN KHANNA/AFP)

O plano de restauração dos Everglades da Flórida, o maior pântano dos Estados Unidos, receberá um investimento federal de 1,1 bilhão de dólares para proteger a área da mudança climática, anunciou a Casa Branca em um comunicado nesta quarta-feira (19).

"O Governo realiza o maior investimento nos Everglades na história dos Estados Unidos", diz o comunicado.

O dinheiro virá do plano de infraestruturas de 1,2 trilhão de dólares, promulgado em novembro pelo presidente Joe Biden, e será usado pelo Corpo de Engenheiros do Exército americano.

"Essa paisagem americana emblemática abastece de água potável mais de oito milhões de floridenses, sustenta a economia turística do estado, que chega a 90 bilhões de dólares e é o habitat de dezenas de espécies ameaçadas ou em risco de extinção", acrescenta o comunicado da presidência.

Os Everglades, um ecossistema subtropical de mais de 607.000 hectares, protagonizam um dos maiores esforços de reabilitação ecológica do mundo.

A área é especialmente vulnerável devido ao aumento do nível do mar, uma das maiores consequências do aumento das temperaturas. A entrada de água salgada pode danificar os aquíferos e destruir habitats fundamentais para o equilíbrio da fauna e flora da região.

O objetivo do plano de restauração é restabelecer o fluxo de água que atravessa o pântano, alterado por décadas de construções humanas.

Para alcançá-lo, cientistas inventaram um sistema complexo de canais, barragens, represas e bombas d'água.

Em 2000, o Congresso americano aprovou um projeto para reabilitar a área. Seu custo inicial era de 7,8 bilhões de dólares, financiados em partes iguais pelo estado da Flórida e pelo governo federal.

Porém, apesar dos avanços, as obras acumularam atraso em relação ao plano original de 2000.

O investimento anunciado nesta quarta-feira poderia acelerar o esforço, disse a congressista democrata Debbie Wasserman Schultz.

"Essa é uma grande notícia e nos permite dar um rumo à rápida finalização do maior projeto de restauração de ecossistema do mundo", celebrou em nota.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.