Coronavírus

16/02/2022 | domtotal.com

Senado inaugura memorial em homenagem aos mortos por coronavírus

Memorial ficará instalado permanentemente em uma sala do Senado

O memorial, de autoria dos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro, é composto por 27 prismas iluminados internamente
O memorial, de autoria dos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro, é composto por 27 prismas iluminados internamente Foto (EVARISTO SA/AFP)

O Senado inaugurou nesta terça-feira um memorial dedicado aos quase 640 mil mortos pelo novo coronavírus no país, uma iniciativa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que denunciou o presidente Jair Bolsonaro em outubro por crime contra a humanidade durante a pandemia.

"O que aconteceu no nosso país foi um morticínio, ainda em curso. Foi apurado que eles (os negacionistas, ndr) tiveram responsabilidade, e essas responsabilidades exigem que os órgãos que receberam o relatório (da CPI da Covid) apurem e tomem as devidas providências", declarou na inauguração o senador Randolfe Rodrigues, que foi vice-presidente da CPI.

O memorial, de autoria dos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro, é composto por 27 prismas iluminados internamente - um para cada estado e o Distrito Federal - e ficará instalado permanentemente em uma sala do Senado.

Durante seis meses, 11 senadores examinaram minuciosamente a gestão de Bolsonaro, um cético em relação ao coronavírus, durante a pandemia no segundo país mais enlutado do mundo, atrás dos Estados Unidos. Sete dos 11 senadores que participaram da investigação endossaram o relatório final, que acusou Bolsonaro de uma dezena de crimes, incluindo crime contra a humanidade.

O texto foi enviado a diversos órgãos locais, como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público, que o analisam. Na semana passada, o Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) notificou a CPI do recebimento de sua denúncia de crimes contra a humanidade cometidos pelo presidente. Bolsonaro afirma que não se equivocou nenhuma vez durante a pandemia.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.