Meio Ambiente

11/05/2022 | domtotal.com

Arraia de 4 metros de comprimento e 180 kg é capturada no rio Mekong

O animal foi devolvido para a água após ser medido e pesado por cientistas do projeto Maravilhas do Mekong

Arraia sendo capturada por pescadores
Arraia sendo capturada por pescadores Foto (Chhut Chheana/AFP)

Pescadores cambojanos capturaram no rio Mekong uma arraia gigante de quatro metros de comprimento e 180 quilos, um dos maiores peixes de água doce no mundo.

A arraia de água doce, ameaçada pela pesca predatória, a poluição e a perda de seu habitat, é uma espécie protegida e foi devolvida para a água após ser medida e pesada por cientistas do projeto "Wonders of the Mekong" (Maravilhas do Mekong), presentes no local.

A arraia foi capturada acidentalmente na semana passada na província de Stung Treng (norte), depois de ter engolido um peixe menor fisgado pelo anzol dos pescadores.

O Mekong, um dos maiores rios da Ásia (4.350 quilômetros de comprimento), abriga a mais importante biodiversidade aquática depois do Amazonas, com mais de 1.000 espécies de peixes.

Está cheio de "ecossistemas ocultos e invisíveis", destaca Zeb Hogan, biólogo americano da Universidade de Nevada e diretor do projeto "Wonders of Mekong", financiado pelos Estados Unidos.

Vital para a sobrevivência de milhões de pessoas no sudeste asiático, o Mekong e sua fauna estão ameaçados pelas dezenas de represas construídas por Pequim na China, Laos e Camboja sobre o rio e seus afluentes.


AFP



Comentários
Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.