Brasil

16/05/2022 | domtotal.com

O grande protagonista da eleição

O nome dele é Teleprompter. Também conhecido como Teleponto, os mais íntimos o chamam simplesmente de TP

Esse personagem ocupará sorrateiramente a tela da tevê ao seu jeito peculiar: é invisível e serve a todos os partidos políticos, indistintamente
Esse personagem ocupará sorrateiramente a tela da tevê ao seu jeito peculiar: é invisível e serve a todos os partidos políticos, indistintamente Foto (AFP)

Afonso Barroso*

Na campanha política que se avizinha ameaçadoramente, um personagem será o protagonista principal do horário eleitoral chamado gratuito. Embora não esteja inscrito como candidato, esse personagem ocupará sorrateiramente a tela da tevê ao seu jeito peculiar: é invisível e serve a todos os partidos políticos, indistintamente. O nome dele é Teleprompter. Também conhecido como Teleponto, os mais íntimos o chamam simplesmente de TP. Em verdade, nas campanhas políticas ele se torna íntimo de todos os candidatos. Meu TP querido junto à minha tela, cantarão eles plagiando a moda caipira O Ipê e o Prisioneiro. (Não conhece essa moda? Procure ouvir. É muito boa).

O TP, meu caro amigo e minha amantíssima leitora, é o que se pode considerar o auxiliar mais próximo e mais eficiente dos candidatos, principalmente os postulantes a cargos majoritários, como presidente da República, governador ou senador. Estará sempre à disposição, como fiel escudeiro ou cão eletrônico de guarda. O candidato pode contar com ele o tempo todo das suas aparições na TV.

Ele é bom de conversa. Sabe expor ideias e promessas como ninguém, e nunca erra. Basta que esteja abastecido com palavras adequadas, aquelas que o marqueteiro e não o candidato considera as mais convenientes para o momento,

Quando falei a um amigo meu que escreveria uma crônica sobre o Teleprompter, ele perguntou:  O que é isto? Como esse bom amigo é formado em curso superior e gente muito boa, fiquei imaginando que muita gente boa não sabe quem ou o que é o Teleprompter, razão pela qual me vejo obrigado a apresentá-lo aos que ainda não o conhecem.

Se você perguntar à Wikipédia, ela vai responder que o TP “é um aparelho composto por um monitor de vídeo invertido horizontalmente que fica “deitado” na frente e embaixo da câmera. A imagem da tela é refletida por um vidro transparente inclinado na frente da lente, dentro de uma câmara escura, uma espécie de caixa acoplada a câmera, que favorece o reflexo do que é mostrado na tela. A imagem é invertida justamente porque o reflexo no vidro age como um espelho. O resultado é o reflexo de uma imagem legível ao apresentador (no caso, o candidato), mas é “invisível” ao telespectador. Como isso, os apresentadores ou candidatos conseguem ler naturalmente o texto, dando a impressão que estão falando naturalmente”.

Não sei se você entendeu, mas em síntese o que o TP faz é permitir que o candidato não tenha ideias próprias. Precisa apenas ler com atenção o texto para repetir a leitura sem hesitar na hora da gravação. Se errar alguma coisa, grava de novo quantas vezes precisar. O telespectador pensará que o candidato está olhando para ele, mas na verdade ele olha é para o TP.

Você falou tão bonito, meu bem, dirá a esposa quando o marido- candidato chegar em casa depois do programa eleitoral. Queria que você falasse bonito assim comigo, mas que nada. Aqui você fala de qualquer jeito, sem aquela simpatia que mostra na TV. E eu agora pergunto: por quê? Ah, já sei. É porque você só se interessa mesmo é pela política, a mulher que se dane, não é, seu cretino?

E aí o Teleprompter, amigo íntimo do político, vira o pomo da discórdia. Maldito seja. 


Dom Total

*Afonso Barroso é jornalista, redator publicitário e editor.



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.