Resultado do processo de reconhecimento foi divulgado nesta sexta-feira (13)
O curso de Engenharia Civil da EMGE foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito máximo – nota 5. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (13), na plataforma e-MEC. O reconhecimento atesta que o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a infraestrutura da instituição, o corpo docente e técnico-administrativo, entre outros aspectos, estão de acordo com os requisitos necessários de qualidade e organização.
O reconhecimento de curso pelo MEC também garante a validade do diploma, o que afeta diretamente a atuação do profissional no mercado de trabalho e o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), que verifica e fiscaliza o exercício da Engenharia no Estado. “É um feito muito importante. O conceito máximo do MEC reforça a nossa altíssima qualidade na formação de engenheiros civis”, afirma o professor Cláudio Soares, coordenador do curso.
Para atribuir o reconhecimento, o MEC analisa 33 itens, divididos em três dimensões: metodologia de ensino e projeto do curso, perfil dos professores, e infraestrutura física e de informática. “Os pontos fortes da EMGE são exatamente todos. Ao final, os avaliadores fazem uma média com as notas obtidas nos 33 itens, e recebemos o conceito máximo. Conseguimos atender a todos os quesitos do MEC”, reforça Cláudio.
Avaliação
A visita oficial do MEC para o reconhecimento teve início na segunda-feira (9). As instalações da EMGE foram apresentadas aos avaliadores, que também realizaram reuniões com representantes de diferentes grupos: reitoria, coordenação do curso de Engenharia Civil, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenação do Ensino a Distância (EaD), corpo docente, estudantes, equipe da biblioteca, entre outros.
Em seguida, os avaliadores trabalharam com a análise de dados, documentações e informações obtidas, contando sempre com o suporte da coordenação do curso, da Pró-Reitoria de Ensino e da Secretaria Acadêmica. O processo foi finalizado na quarta-feira (11). “Na quinta-feira (12), o relatório do MEC estava pronto. Para nossa felicidade, de forma excepcional, a revisão do documento ocorreu de um dia para o outro. Hoje já estava publicado, com o nosso conceito 5”, relata o professor Cláudio Soares.
Professor Cláudio Soares, da EMGEDe acordo com o coordenador, o empenho das equipes administrativa, acadêmica, de tecnologia da informação (TI) e demais envolvidos foi de extrema importância para o resultado obtido. “Todos contribuíram prontamente para organizar todas as informações e preparar a EMGE para o procedimento de avaliação. Fizemos o dever de casa”, destaca Cláudio Soares. Nos próximos dias, o coordenador será entrevistado pela professora Aline Oliveira, no canal de YouTube da Escola, e contará mais detalhes do processo de reconhecimento junto ao MEC e também do recredenciamento junto ao Crea-MG.
Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?
DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.
Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).