ESDHC

30/05/2022 | domtotal.com

Debate sobre empreendedorismo e mercado de trabalho marca lançamento do Simbora

Hackathon da Dom Helder e EMGE segue com inscrições abertas

Bernardo Cária, Mateus Bernardes e Conrado Sanchez durante o lançamento do Simbora, realizado na segunda-feira (30)
Bernardo Cária, Mateus Bernardes e Conrado Sanchez durante o lançamento do Simbora, realizado na segunda-feira (30) Foto (Patrícia Azevedo/Necom)

Nesta segunda-feira (30), a Dom Helder e a EMGE receberam o consultor pedagógico Conrado Sanchez e o professor Bernardo Cária para uma conversa sobre o mercado de trabalho e a valorização dos profissionais empreendedores. O debate marcou o lançamento do Simbora 2022 e foi mediado pelo professor Mateus Bernardes, da EMGE.

“A palavra principal é postura. O mercado hoje – seja o mercado educacional, de trabalho, de tecnologia – está em expansão. Sempre esteve. (...) Hoje o mercado valoriza o conhecimento tecnológico. E, entre as linhas, ele valoriza muito a postura empreendedora, que é a capacidade de solucionar problemas complexos”, afirmou Bernardo Cária.

Simbora 2022

O Simbora é um evento de inovação e empreendedorismo, organizado pela Dom Helder e EMGE, com o objetivo principal de aproximar os estudantes ao mercado de trabalho. Entre os dias 10 e 12 de junho, o Simbora reunirá jovens com idade mínima de 17 anos, que buscam SER e FAZER a diferença no ramo.

Durante o evento, empresas parceiras apresentarão problemas reais do mercado de trabalho e as equipes deverão se dedicar a oferecer uma solução a um dos problemas selecionados.  A comissão organizadora oferecerá ferramentas de desenvolvimento, mentorias externas e palestras com especialistas para ajudar os participantes ao longo da jornada. Durante todo o tempo, as equipes serão acompanhadas por representantes das empresas convidadas, que poderão identificar talentos entre os participantes.

Segundo a professora da EMGE, Aline Oliveira, “o legal é que as empresas podem contratar os estudantes para desenvolverem a solução lá dentro, podem contratar individualmente uma pessoa para ser estagiária em uma delas. Muitas coisas podem acontecer a partir dali.” O evento é em estilo hackathon, ou seja, reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software, para uma maratona de programação. O aluno Lindon John, que participou da 1ª edição do Simbora, contou: “É uma vitrine dos dois lados, que busca mostrar aos jovens o mercado de trabalho, e busca mostrar às empresas quais as habilidades que os jovens têm hoje em dia e o que estão desenvolvendo”.

Por fim, o evento é de intensa dedicação, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional. Sobre a experiência, Jefferson Honorato, também competidor da 1ª edição, disse: “Foi muito inovadora para mim, porque eu nunca tinha participado de um hackathon. Com isso, eu vivi misturas de adrenalina, porque foram três dias corridos, com experiências novas. Foi bem interessante, aprendi muita coisa e tive oportunidades que, se eu não tivesse participado, não teria”.

Participe! O evento será aberto também ao público externo e as inscrições estão no segundo lote, com valor de R$50,00. Se inscreva pelo Sympla.

Programação:

Sexta 10/06

Apresentação das empresas, dos desafios e início da validação das soluções.

Sábado 11/06

Desenvolvimento das soluções, mentorias personalizadas, palestras, pré banca e PIZZA!

Domingo 12/06

Apresentação final das soluções para as empresas e premiações.


Validação de horas:

Estudante EMGE/DH

Vale 20h de atividades complementares na área de ensino/pesquisa.

Seminário de Empreendedorismo

Vale como créditos (18h) de Seminário Temático ou Disciplina Optativa.

Participante Externo

Emissão de certificado correspondente a 20h de atividade.


Necom



Newsletter

Você quer receber notícias do domtotal em seu e-mail ou WhatsApp?

* Escolha qual editoria você deseja receber newsletter.

DomTotal é mantido pela EMGE - Escola de Engenharia e Dom Helder - Escola de Direito.

Engenharia Cívil, Ciência da Computação, Direito (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Saiba mais!



Outras Notícias

Não há outras notícias com as tags relacionadas.