Cultura

02/04/2014 | domtotal.com

Projeto traz teatro gratuito para Pouso Alegre


O Palcomóvel – Conexão Cultural Tigre/ICRH chega a Minas Gerais com a missão de divertir crianças e adultos com espetáculos teatrais que tratam de futebol. No estado, as apresentações estão agendadas para o município de Pouso Alegre, de 02 a 04 de abril. Depois o projeto vai percorrer as cidades de Rio Claro e Indaiatuba (SP), Castro (PR), Joinville e Blumenau (SC).

Dois espetáculos estarão em cartaz em Pouso Alegre. A Cia. Era Uma Vez, de São Paulo, vai apresentar o espetáculo “Entre 4 Linhas”. A peça conta a história de dois viajantes - Marta e Michael – que se encontram por acaso em uma estrada que vai dar em uma das cidades sede da copa. A motivação para a viagem e a forma de jogar com os imprevistos que aparecem no caminho de ambos são diferentes, mas os dois tem uma coisa em comum: a paixão pelo futebol.

Outra atração é a peça "Aquela Bola", espetáculo de contação de histórias criado e realizado por Tecka Mattoso com música ao vivo por Flavia Cunha e Val Azevedo. O texto foi criado a partir de trechos de livros de autores consagrados como Ziraldo e Jorge Amado e recheado com muitos e divertidos improvisos.

“As companhias foram selecionados em um processo que teve a participação de artistas de todo o País. Nosso objetivo é oferecer bons espetáculos contribuindo assim para o enriquecimento cultural do público”, diz o produtor cultural Felipe Esteves, que vai acompanhar o projeto. As apresentações, todas gratuitas e abertas ao público em geral, acontecem em uma estrutura especial. O Palcomóvel é um caminhão que abriga na carroceria um palco e a estrutura de camarim, necessários para os espetáculos. O veículo é estacionado em pontos de fácil acesso, onde é montada também uma área de plateia, com cobertura e cadeiras para o público. Todas as noites, às 19h30, serão promovidas sessões de cinema, também com filmes que destacam o futebol. As atrações serão Pelé Eterno e Ginga - A alma do futebol brasileiro.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Conexão Cultural Tigre/ICRH pegou a estrada pela primeira vez em 2008. Desde então, já chegou a mais de 350 mil pessoas em cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. No total, 44 companhias teatrais realizaram mais de 800 apresentações de espetáculos que alegraram milhares de pessoas, em sua absoluta maioria em comunidades carentes e sem acesso a diversidade de atrações culturais.
 
Sobre o ICRH

O Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social do Grupo Tigre, tem como principal objetivo centralizar e otimizar todas as iniciativas da empresa na formação do cidadão do futuro.

Concentra seus esforços na mobilização de recursos para investimentos em educação, cultura, esporte e saúde (Saneamento Básico, especialmente) como principal alavanca no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Até dezembro de 2012, já havia investido R$ 26 milhões em projetos que beneficiaram mais de 1,1 milhão de pessoas, predominantemente crianças e adolescentes. No ano passado (2012), foram investidos R$ 4,6 milhões em 639 projetos que chegaram a 302 mil pessoas em 87 cidades brasileiras, especialmente naquelas onde a Tigre mantém suas unidades fabris.
 
Programação em Pouso Alegre

Local: Praça Senador José Bento (Praça Central)

Dias 02 e 03 – Espetáculos às 8h30 – 10h – 14h e 15h30

Sessão de cinema às 19h30

Dia 04 – Espetáculos às 8h30 e 10h
 
Pelé Eterno

Documentário brasileiro, dirigido por Anibal Massaini Neto, sobre a trajetória de Edison Arantes do Nascimento. A vida do "rei do futebol" Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.

Ginga - A alma do futebol brasileiro

"Ginga” conta a história de dez pessoas e sua relação com o futebol: o jovem Romarinho, morador da Rocinha, que sonha em ser um dia selecionado como jogador de futebol por um time grande; Sérgio é de São Paulo e joga futebol de salão; Natalie joga futevôlei nas praias do Rio de Janeiro; Paulo César luta para conseguir uma vaga no time de futebol da Portuguesa, de São Paulo; Celso mora no Amazonas, onde é influenciado pelos jogadores de sucesso; Wescley mora em Niterói e teve sua vida alterada quando, ao se preparar para um teste de goleiro, foi atropelado e perdeu a perna; Falcão é um grande jogador de futebol de salão que tentou migrar para o futebol de campo sem sucesso; Karine bateu recentemente seu próprio recorde, ao fazer 7435 embaixadinhas em 1h10; Garrincha mora em Salvador e nutre uma grande paixão pelo esporte; já Robinho, jogador de sucesso da Seleção Brasileira, fala sobre sua carreira nos gramados.


All Press

Comentários