SuperDom Boa Viagem

13/05/2019 | domtotal.com

Na rota das praias do Peru

Praias de sonhos abundam no extenso litoral do nosso vizinho latino-americano.

Por Nivaldo*

O litoral do Peru tem quase 2.500 km de extensão, fazendo fronteira com Chile e Equador. A capital, Lima, fica praticamente no centro da costa. De ponta a ponta, centenas de praias para todos os públicos: famílias, surfistas, pescadores e mochileiros. Descubra qual das praias do Peru combina mais com você.

Se você vai pra Lima, pule direto para a última praia da lista. Se vai pro Atacama e quer cruzar do Chile pro Peru, a primeira praia é pra você. Se não quer perder tempo com praias atípicas, leia somente sobre Máncora, de águas mornas e clima tropical.

Critério de avaliação: a escolha das melhores praias do Peru foi feita por turistas locais e internacionais, que votaram e avaliaram dezenas de praias em sites como Peru.travel e Tripadvisor. Foram conferidas fotos, documentários e opiniões pela internet, incluindo as redes sociais Twitter, Facebook, Foursquare e Instagram. Vamos ao resultado.

Praias de Mejía

Mejía é um dos mais conhecidos balneários do sul do Peru e o preferido dos endinheirados. Repleta de casas coloniais, a cidade fica na Região de Arequipa. Além da praias da própria Mejía, como a famosa Mollendo, vale dar uma esticada até a Punta de Bombón, quem tem lugares para camping e mar calmo para pescar corvinas, linguados e lornas, este último, um peixe típico da culinária peruana.

Praia Pimentel

No norte do país, a Playa Pimentel é a praia principal da cidadezinha de mesmo nome. É uma praia urbana, com uma belo calçadão, prédios baixos na orla e uma boa infraestrutura. Com grandes ondas, atrai surfistas e entusiastas dos Caballitos de Totora, que cortam o mar nessa espécie de caiaque de palha, que lembram muito as embarcações do Lago Titicaca.

Praia de Punta Sal

A corrente de Humboldt, rica em peixes, vem do pólo sul trazendo águas geladas para a costa peruana. Mas ela não chega a Punta Sal, conhecida pelas águas mornas e um dos destinos de férias preferidos dos peruanos. As praias do balneário são paradisíacas, com areias claras, mar geralmente calmo e muito verde em volta.

Praia de Máncora

Acabei de ler num site que a cidade é conhecida como “A Búzios peruana“. Um pouco exagerado, mas, de fato, Máncora é o único destino realmente praiano do Peru, considerando o que nós brasileiros geralmente esperamos de uma praia. Lotada de surfistas em busca de algumas das melhores ondas do mundo (agora não é exagero), a cidade vem se tornando um charmoso pólo turístico no Peru, com pousadas boutique, bons restaurantes, festas e cada vez mais gringos. Está no norte do país, um pouco abaixo de Punta Sal. E agora Máncora foi eleita pelo “Oscar do Turismo” como a Melhor Praia da América do Sul.

Praia de Zorritos

Localizada no extremo norte do país, a apenas 60 km da fronteira com o Equador. Trata-se de um simpático povoado de pescadores. Para quem busca um mar de águas mornas, clima tropical, água de coco e o melhor ceviche do Peru, Zorritos é sem dúvidas a melhor opção. Águas termais e banhos de lama são outros atrativos por perto.

Praia de Huanchaco

A 200 km ao sul da Playa Pimentel, os Caballitos de Totora também ditam o clima das praias de ondas fortes e boa infraestrutura de Huanchaco, que tem um aeroporto e fica colada na grande cidade de Trujillo. Se cansar das praias, dos restaurantes e das lojas de artesanato, a dica é ir na vizinha Chan Chan, antiga capital do poderoso Reino de Chimu (inimigos dos Incas) e hoje um monumental sítio arqueológico.

Praia de Punta Hermosa

Sim, tem praia em Lima! Entre as melhores praias do Peru, é a única no centro do país. Bom pra quem está em Lima e quer aproveitar um dia nas águas do pacífico. Mas não vá entrando sem saber nadar… As praias de Punta Hermosa são conhecidas mundialmente pelos surfistas, que vêm em bandos pegar algumas das maiores ondas da América do Sul. Por estarem pertinho de Lima, as praias são quase sempre lotadas.

Gabriel Villarán surfando na praia de Herradura:

*Nivaldo é o criador e principal editor do "Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente".

Comentários
Instituições Conveniadas