Blog ACONTECE

Sinfônica no Museu com Villa-Lobos

12/02/2015 05:00:50

Bom dia, amigas e amigos!
Esta quinta-feira a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta pelo projeto Sinfônica no Museu. O concerto de hoje é dedicado ao nosso grande Heitor Villa-Lobos, integrando a programação da 9ª edição do VAC – Verão Arte Contemporânea. O projeto é oferecido pela Fundação Clóvis Salgado a fim de tornar acessível ao público a música erudita e desde 2010 possui programação permanente.

Heitor Villa-Lobos não precisa de apresentações; mas referenciando-nos à apresentação de hoje, vale dizer que Villa seguiu o caminho inverso do comum em seu estilo de composição – no começo da década de 30 faz uma música experimental, nova, arrojada, para depois compor de maneira tradicional. De todo modo, com traço sempre nacionalista. O regente, maestro Marcelo Ramos, decidiu montar o repertório em cima deste contraste na música de Villa.

Sinfônica no Museu
A OSMG em apresentação pelo Sinfônica no Museu. Nas lentes de Paulo Lacerda

Serão apresentadas duas obras do fim da carreira do compositor, a Suíte de Câmara No. 2 (de 1959, última obra escrita por Villa-Lobos e inédita em BH) e as quatro canções do ballet A Floresta do Amazonas, interpretadas por Eliseth Gomes.
Verde Velhice também será tocada pela primeira vez em BH. Ainda constam Choro No. 7 e as Bachianas No. 5.

O concerto se dá esta quinta-feira (12) no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro) às 20h. A entrada é franca! Afinem os ouvidos e bom proveito!

Comentários