Blog ACONTECE

Pampulha Território Museus

04/02/2021 07:00:53

Bom dia a todas e todos!

A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico lançaram, no último dia 9, o Pampulha Território Museus. A iniciativa se estenderá até dezembro de 2021 e reforça a integração das três unidades museais presentes na orla da Lagoa da Pampulha e seu território: o Museu de Arte da Pampulha – MAP, a Casa do Baile e o Museu Casa Kubitschek.

Na programação de lançamento, atrações virtuais como oficinas, contação de histórias, e encontros temáticos, além de exposições inéditas, com visitações mediante agendamento online, em site específico. Toda a agenda é gratuita e foi formulada de maneira a atender os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

O Pampulha Território Museus proporcionará, então, uma série de atividades voltadas para a valorização das artes, arquitetura, história, urbanismo, paisagismo e design. Ao longo dos 12 meses de duração, serão realizadas 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.

main_shutterstock_1319165714

Lançamento

A programação de lançamento do projeto conta com as exposições “Marcel Gautherot – registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, que acontece na Casa do Baile, até o dia 1 de agosto de 2021, de quarta a domingo, das  11h às 18h, e apresenta uma série de fotografias da arquitetura modernista de Belo Horizonte de meados do século XX; e “Gráfico Grafia” mostra inédita que leva para itinerância o acervo do Museu de Arte da Pampulha, colocando em evidência o acervo artístico e sua função no fomento às Artes Visuais na cidade.

Uma vez que o edifício do MAP está fechado ao público em função de preparativos para uma importante obra de restauro, “Gráfico Grafia” será abrigada pela galeria do Museu Histórico Abílio Barreto, trazendo interlocuções entre os dois museus e a produção artística contemporânea e a  história de Belo Horizonte. A exposição se estenderá até o dia 28 de novembro de 2021, e pode ser visitada de quarta a domingo, das 11h às 18h.

Bom proveito a todos!

Comentários