Blog ACONTECE

Ópera ‘Viramundo’ está disponível online

29/12/2021 20:44:33

Bom dia a todas e todos!

Após a aclamada estreia de “Viramundo – Uma ópera contemporânea”, apresentada no Palácio das Artes, o público poderá conferir o espetáculo no formato virtual. A produção artística é inspirada na obra “O Grande Mentecapto”, do escritor mineiro Fernando Sabino.

A gravação que será exibida foi realizada um dia antes da estreia do espetáculo, que aconteceu no dia 21 de dezembro de 2021, no Palácio das Artes, com a presença do público. A obra contou com as participações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Lírico de Minas Gerais, do Ballet Jovem Minas Gerais, além de solistas convidados. A direção musical é do maestro Gabriel Rhein-Schirato e a direção cênica é assinada pela dramaturga e atriz Rita Clemente.

Concebida pela FCS em parceria com nomes consagrados da música, da literatura e do teatro, além de pesquisadores e jornalistas, a montagem é resultado da criação de libretos (textos em português) e de composições musicais elaborados por diversos artistas brasileiros durante o Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos da Academia de Ópera, realizado no segundo semestre deste ano, pela Temporada de Ópera On-line 2021.

Sobre o espetáculo

“Viramundo” reúne cinco breves óperas, com cinco histórias independentes – que tem começo, meio e fim – cada uma dentro de seu universo artístico, com cerca de dez minutos de duração, formando um só programa operístico com narração e sem intervalo – apenas breves respiros entre uma obra e outra para troca de músicos e figurinos. Ao todo, são 31 personagens em que músicos e cantores se revezam, atuando em mais de uma obra e interpretando diferentes papéis. Os integrantes do Coral Lírico estão em cena e os músicos da Orquestra Sinfônica, no fosso do palco.

As obras tratam de diferentes temas, seja por meio do circo-teatro, como um acontecimento carnavalesco, ou utilizando-se do humor para chegar ao trágico. A partir da obra de Sabino, são pontuadas metáforas de todas as ordens e o ponto que une todos os libretos é a literatura mineira e a mineiridade. Um espetáculo com sotaques de Minas Gerais, com citações à cultura do estado, mas de forma universal.

-espetaculo-viramundo-uma-opera-contemporanea_1_54992

A produção ficará disponível do dia 28/12 ao dia 31/12 no período das 19h  no YouTube da Fundação Clóvis Salgado. O acesso é gratuito.

Bom proveito a todos!

Comentários