Blog O cinema é

Crítica | Fátima – A história de um milagre

14/10/2021 10:53:40

Os acontecimentos de Fátima nunca foram mostrados de forma tão crua e emocionante.

Fátima - A História de um Milagre 2021 Divulgação Espaço Z Destaque
Fátima – A História de um Milagre 2021 Divulgação Espaço Z

Shakespeare disse uma vez que ‘Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia’, mas muitos são os céticos que, quando diante de uma algo que vem diretamente lá de cima, são rápidos em condenar e julgar. E é por isso que, em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial, a Virgem Maria escolheu três crianças – e não três adultos -, para se revelar e encarregar de espalhar sua mensagem. Essa é a história do novo filme do diretor italiano Marco Pontecorvo, Fátima: A história de um milagre, baseada nos eventos reais acontecidos na cidade portuguesa de Fátima há pouco mais de cem anos.

Como tudo no cinema, o sucesso de um filme reside na forma que o diretor escolhe dar à sua obra. Um enredo fantástico com uma forma não muito bem trabalhada tem resultado pífio. Ao contrário, um enredo nem tão mirabolante assim, ou mesmo já fortemente conhecido, feito da forma correta, tem êxito garantido. A história dos três pastorzinhos de Fátima, Lúcia, Francisco e Jacinta, que tiveram o privilégio ímpar de ver a Nossa Mãe do Céu em vida já é emocionante e forte por si só, mas Pontecorvo conseguiu torná-la ainda mais linda, se é que isso era possível.

Portanto, o que testemunhamos aqui é um dos filmes mais comoventes do ano. As atuações de Stephanie Gil e Alejandra Howard como a Lúcia mais jovem e a Jacinta, respectivamente, são no mínimo impagáveis, e isso sem falar na impressionante interpretação de Joana Ribeiro como a Virgem Maria. A atriz portuguesa incorporou de tal forma seu papel que a paz que sentimos quando a vemos em ação é quase divina. A isso ainda se somam as belíssimas paisagens dos campos da Portugal do começo do século passado e a eletrizante música de Andrea Bocelli na trilha sonora, com Gratia plena.

Sendo assim, não espere um documentário ou uma película monótona sobre religião, mas uma verdadeira pérola do cinema de um cineasta que mostrou que sabe fazer filmes. A delicadeza com que ele tratou uma história tão forte é tocante e maravilhosamente reconfortante. Mesmo tão conhecidos, os acontecimentos de Fátima nunca foram mostrados de forma tão crua.

O único ponto contra é o fato de Fátima: A história de um milagre não ser falado em português, mas isso não é nada que atrapalhe a experiência. Você sairá do filme querendo rezar o rosário e ecoando na mente aquela oração que há tantos séculos oferece seu conforto aos corações do fieis:

Ave Maria, cheia de graça
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus

Santa Maria, mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora de nossa morte,
Amém

O filme estreia hoje (14), nos cinemas.

Publicado originalmente em O Cinema é
O Cinema é

Comentários