Blog O cinema é

Crítica | Fetiches

05/05/2022 12:14:26

Qual é a sua fantasia?

Fetiches
© apgyorfi via TMDb. Todos os direitos reservados.

Fetiche. Um dos maiores tabus do ser humano, um tormento e o maior estimulante do prazer sexual que existe. Alguns são sexy e arrebatadores, outros somente estranhos, e alguns causam horror e asco. E é justamente este o tema da comédia francesa Fetiches (Les Fantasmes), que em 102 minutos e utilizando a já conhecida fórmula de contar várias estórias paralelas numa mesma obra, explora a vida íntima de seis casais e suas fantasias, que vão desde a interpretação de personagens e do exibicionismo até a abstinência…

Pode-se ver, portanto, que nem o mote e nem a forma do filme são novos e o interesse pela psique humana também já vem de longa data no cinema. Por isso, a grande questão aqui está simplesmente no fato de que Fetiches é um trabalho francês, e os franceses tem um estilo todo peculiar. A mesmíssima estória, contada pelos americanos ou mesmo por nós, brasileiros, não seria igual e poderia ou não ter dado tão certo como deu.

Para começar, a França sempre rejeitou o “romantismo” de Hollywood e, portanto, a grande maioria de seus filmes, seja em que gênero for, são muito mais cobertos pela aura realista do que qualquer obra da maior indústria de entretenimento do mundo. Para além disso, o humor francês também se difere bastante – é muito mais sutil e mordaz do que aquele a que estamos acostumados.

Mesmo assim, no entanto, Fetiches consegue se superar. Longe de ser pornográfico, consegue tratar o tema a que se propõe de forma leve, engraçada, divertida e, principalmente, dinâmica, com estórias curtas e fechadinhas que cumprem muito bem o seu papel de explicar o que é cada um dos fetiches que ilustra (e que vocês terão que assistir para saber quais são!).

Apresentando nada muito sofisticado, o filme é simples e eficiente, sendo que nenhum dos capítulos se sobressai ao outro, embora o grande destaque seja mesmo a participação de Monica Bellucci e sua personagem, que possui um interesse um tanto mórbido… Contudo, todos os atores se saem muito bem, o que contribui bastante para o sucesso do longa.

Afirmo, portanto, que você vai rir, mas tome cuidado! Assistir a esses casais pode ser como se olhar no espelho!

*Fetiches estará disponível para compra e aluguel na principais plataformas de streaming a partir do dia 06 de maio.

Publicado originalmente em O Cinema é
O Cinema é

Comentários