Meio Ambiente

02/09/2014 | domtotal.com

Projeto ECOS ganha forma na General Carneiro


Escola Estadual General Carneiro recebe visita ECOS. Foto (Movimento ECOS)
Escola Estadual General Carneiro recebe visita ECOS. Foto (Movimento ECOS)
Escola Estadual General Carneiro recebe visita ECOS. Foto (Movimento ECOS)
Escola Estadual General Carneiro recebe visita ECOS. Foto (Movimento ECOS)

No último dia 28 de agosto, a Escola Estadual General Carneiro, recebeu o professor Elmo Júlio de Miranda, representante do Movimento ECOS, para organizar e dinamizar ideias direcionadas ao Projeto Socioambiental 2014, que será desenvolvido pela instituição.

Clique na imagem acima e confira as fotos!

Com uma equipe muito disposta e coordenada pelo professor Diógenes, o tema a ser trabalhado envolve os núcleos água e energia. Os jovens estão muito preocupados com questões ligados a falta d’água, devido às atuais ações climáticas e fenômenos que comprometem as reservas de nossos rios. Nessa condução de pensamento, a equipe irá desenvolver um projeto de alerta, conscientização e de busca de soluções para contribuir com a causa ambiental.

As propostas e justificativas levaram à ideia central: uma mini-usina de geração de energia na escola, um projeto piloto que servirá para coletar água pluviométrica e ao mesmo tempo utilizá-la para produzir energia na escola. Os professores Diógenes e Anderson estudaram os possibilitadores e chegaram à conclusão que o terreno acidentado da instituição poderá contribuir para tal, sendo assim a ideia foi aprovada por todos do núcleo.

O professor Elmo dimensionou sobre essa questão, vez que se especializou em levantamento de recursos hídricos. “Será necessário efetivar um levantamento técnico sobre o que se pretende, reunir os elementos e averiguar as possibilidades”. Elmo abordou ainda a necessidade de um parecer da engenharia, tanto estrutural quanto técnico sobre a geração de energia. “Creio na realização do projeto pela altivez e desempenho da turma, visto que a ideia já possui uma primeira projeção, feita pelo professor Diógenes. E o mais interessante é que a pequena usina será construída com materiais de doação e de reaproveitamento”, destacou Elmo.

"O importante não é somente tentar produzir energia através do reaproveitamento de água, mas tornar o projeto possível e multiplicá-lo para toda a comunidade. Quem sabe nesses nossos morros da comunidade não teríamos energia sustentável?", disse o aluno Thiago, um dos integrantes da equipe. O professor Elmo Júlio prestará auxílio e assessoria em parceria com professor José Cláudio Ribeiro, colaborador do Movimento ECOS, além de efetivar contatos com técnicos da CEMIG, na solicitação de parcerias.

Clique aqui e conheça o Movimento ECOS!


Movimento ECOS

Comentários